Economia
CMN altera regras do FGC após início de pagamentos no caso Master
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou mudanças nas regras do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em resposta ao início dos pagamentos referentes ao caso Banco Master, visando tornar o mecanismo mais eficiente e sustentável diante de situações de liquidação extrajudicial de instituições financeiras.
Entre as alterações estão ajustes nos limites de cobertura, nas modalidades de crédito protegidas e nos prazos de pagamento, com o objetivo de reforçar a capacidade do FGC de responder a crises sem comprometer a estabilidade do sistema financeiro. As novas regras também buscam tornar mais clara a definição de quando e como os recursos do fundo devem ser acionados, especialmente em casos complexos como o do Banco Master e entidades ligadas.
A decisão acontece em um momento em que o FGC começa a liberar garantias aos clientes afetados pela intervenção e liquidação do Banco Master e de instituições vinculadas, com o objetivo de restituir valores de depósitos e aplicações dentro dos limites legais. As mudanças também incluem mecanismos que podem melhorar a transparência e a previsibilidade das ações do fundo em situações de crise financeira.
Autoridades responsáveis afirmaram que as medidas reforçam a confiança no sistema de garantias e ajudam a proteger os depositantes, sem desencadear impactos negativos em outras instituições. A discussão sobre ajustes no FGC vinha sendo acompanhada por órgãos reguladores, instituições financeiras e especialistas em estabilidade financeira.
O presidente do CMN destacou que as alterações contribuem para fortalecer a capacidade do Brasil de enfrentar eventos de risco, garantindo maior segurança aos correntistas e investidores, ao mesmo tempo em que aprimoram o arcabouço regulatório do setor financeiro.
Fonte: Agência Brasil
-
Economia1 dia atrásGoverno prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
-
Notícias1 dia atrásBOPE é acionado após suspeita de bomba em mala na rodoviária de Salvador
-
Economia1 dia atrás“Oferecemos o que nenhum outro clube pode”, diz Cadu Santoro ao revelar trunfo do Bahia para atrair joias da base
-
Notícias1 dia atrásSedur começa fiscalização de estruturas a 10 dias do pré-Carnaval
-
Notícias1 dia atrásMoraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
-
Economia1 dia atrásInflação perde força em janeiro com recuo da conta de luz e de passagens aéreas
-
Economia1 dia atrásEmpresas e MEIs têm até sábado para aderir ou retornar ao Simples Nacional
-
Notícias1 dia atrásGoverno dispensa licitação em contrato de R$ 38 milhões para serviço no sistema Ferry-Boat

