Conecte-se Conosco
 

Política

Avante adia decisão sobre alianças para 2026 e reforça independência partidária

Publicado

em

Durante evento de filiação de novas lideranças ao Avante Bahia, realizado ontem em Salvador, o presidente nacional da sigla, deputado federal Luís Tibé (MG), afirmou que ainda é cedo para o partido definir alianças ou apoios com vistas às eleições de 2026. Segundo o dirigente, as discussões internas sobre o posicionamento político do partido devem ocorrer apenas após o primeiro semestre do próximo ano.

“Acho que está muito cedo para as definições, porque as candidaturas ainda não estão consolidadas. A gente não sabe como a direita vai se comportar, quem será o candidato, enfim. Vários nomes estão colocados, mas ainda não discutimos internamente qual será o rumo. Obviamente, vai depender de um consenso, e a gente vai definir isso lá na frente”, disse Tibé.

O parlamentar também adiantou que o Avante não pretende formar federação partidária para o próximo pleito, destacando que o enxugamento do número de legendas e a reorganização interna fortaleceram o partido nacionalmente. “A ideia nossa é não fazer federação. As duas fogueiras maiores, a gente já passou nessa eleição. O número de partidos diminuiu, e alguns maiores, como o PP e o União Brasil, fizeram federação. Isso nos ajudou no crescimento nacional. Então, a ideia é seguir de forma independente”, afirmou.

Tibé revelou ainda que o Avante deve realizar uma reunião nacional após abril de 2026, quando a estrutura partidária estiver consolidada, para definir a posição política definitiva. “São várias candidaturas colocadas, e depois de abril, quando o partido estiver todo organizado, a gente vai fazer uma reunião nacional e definir para que lado vamos caminhar”, completou.

Já o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, reforçou o interesse da legenda em integrar a chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas próximas eleições, embora as tratativas fiquem para o ano que vem. “Essa questão de chapa majoritária o governador tem dito que será discutida em 2026. Hoje é arrumação partidária. Mas o Avante tem condição de participar da chapa, até pelo número de prefeitos, vereadores e vice-prefeitos que temos na Bahia”, declarou.
Segundo Carletto, o encontro desta segunda serviu como uma arrancada para a abertura da janela partidária, prevista para o primeiro trimestre de 2026. “Estamos nos preparando para 2026, tanto federais como estaduais”, afirmou. Entre os novos filiados estão Márcio Jandir, Daniela Lacerda, Lucas Sarmento, Jessika de Oliveira, Dra. Gerliane Mota, Luiza De Deus, Fernanda Sá, Dr. Marcelo e Elmo Vaz.

 

Fonte: Política Bahia/ Informações da Tribuna

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA

Copyright © 2025 | Informe 1 Comunicação. É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização