Conecte-se Conosco
 

Cidades

Com show no mar de Léo Estakazero, primeira Lavagem do Píer abre oficialmente o verão na Península de Maraú

Publicado

em

No mesmo dia, será inaugurado o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT)

No próximo dia 13 de dezembro, Maraú vai realizar sua 1ª Lavagem do Píer, festa que abre oficialmente o verão na Península e celebra a força da fé, da ancestralidade e da identidade baiana. O evento, que acontece a partir das 11h, vai transformar o píer de Barra Grande, porta de entrada e um dos maiores cartões-postais do município, em um grande palco de encontro, tradição e beleza natural.

A atração da lavagem fica sob o comando do artista Leo Estakazero, que apresenta um show especial diretamente de seu catamarã Estakanagua, às 14h30, para o público reunido na praia. Com mais de duas décadas de carreira, ele promete revisitar clássicos da música baiana e brasileira em um espetáculo inédito sobre as águas da Península.

A programação começa com a Filarmônica da cidade, seguida pela tradicional lavagem conduzida por representantes de comunidades de matriz africana, grupos culturais, moradores e visitantes. A celebração propõe um momento de purificação, renovação e comunhão, essência das lavagens baianas.

A Lavagem do Píer faz parte de um movimento da Secretaria de Turismo de Maraú para resgatar tradições culturais e fortalecer sua identidade enquanto destino turístico sustentável. O município vem promovendo manifestações que reforçam seu patrimônio imaterial, como o Cortejo de Iemanjá e a tradicional Regata de Canoas da Ilha do Tanque. Agora, a Lavagem passa a integrar o calendário anual como a marca oficial de abertura do verão.

“Maraú tem um potencial único para o turismo náutico, principalmente dentro de sua baía, que possui mais de 60 ilhas, manguezais, praias, uma cachoeira que deságua no mar e povoados centenários. Nosso intuito é dar holofotes a toda essa riqueza”, destaca o secretário de Turismo de Maraú, Hagmar Madeira.

Em uma das regiões mais preservadas do país, rodeada pela baía mais bem conservada do Brasil e dona de uma das 100 praias mais icônicas do mundo, a Lavagem chega para valorizar as raízes afro-brasileiras que formam o povo de Maraú. O município abriga diversas comunidades quilombolas, centros de religião afro-brasileira e uma forte herança cultural que permanece viva nos rituais, nas festas e na memória coletiva.

*Inauguração do novo Serviço de Atendimento ao Turista*

No mesmo dia, será inaugurado o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), um espaço dedicado a orientar visitantes, qualificar a experiência na Península e promover o turismo consciente.

O SAT vai oferecer informações sobre atrativos turísticos, passeios, trilhas e atividades; apoio na criação de roteiros personalizados de acordo com o perfil de cada visitante; detalhamento de serviços turísticos, como hotéis, restaurantes, táxis e transporte; distribuição de mapas, panfletos e materiais informativos; funcionário bilíngue para atendimento especializado; biblioteca aberta ao público, estimulando leitura e educação; espaço de conscientização ambiental, em parceria com O Boticário, incluindo o programa BotiRecicla, que será implantado nas escolas municipais.

A iniciativa reforça o compromisso de Maraú com o turismo sustentável, com a valorização da cultura local e com a preservação do território que reúne natureza exuberante, saberes ancestrais e uma comunidade vibrante.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA